domingo, 17 de julho de 2011

VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADA

"Sorria, você está sendo filmado". Diz uma pesquisa recente que cada pessoa pode ser filmada em média, 60 vezes por dia. Nas ruas, nos hipermercados, nas lojas, nos corredores da escola ou do local de trabalho, na portaria do seu prédio, no trânsito, tudo o que você está fazendo, suas atividades mais triviais, pode estar nesse momento sendo observado por um guarda de segurança uniformizado. Muitas pessoas acreditam que essa vigilância permanente de todos os nossos passos na vida cotidiana de uma grande metrópole significa invasão de privacidade, uma espécie de voyeurismo oficial. Por essas câmeras, tanto se pode flagrar um cliente de supermercado furtando uma lata de atum, como um casal em carícias mais íntimas num canto de uma calçada, ou um ladrão arrancando a bolsa de uma senhora, ou a placa de um veículo que acabou de avançar o semafóro. Ou seja: nada escapa às lentes, nada se pode fazer escondido, ou impunemente. No longa de estréia do argentino radicado no Uruguai, Adrián Biniez, "Gigante" (2009, Vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim), temos um tímido guarda de segurança chamado Jara (Jarita, para os colegas) que trabalha no turno da noite na sala de vigilância de um grande supermercado da capital uruguaia, Montevídeu. Nesse horário, a loja já está fechada e, em vez de clientes, os corredores são ocupados por um batalhão de faxineiras, carregadores e repositores de mercadorias. Jara é um cara grandalhão, forte e um pouco obeso, muito calado e sossegado, que curte rock pesado, mas sempre nos fones de ouvido. Mora sozinho, de vez em quando cuida do sobrinho, e nos finais de semana faz um bico em uma boate perto de casa, expulsando clientes mais exaltados, apartando brigas. Seu dia a dia é quase sempre esse: da casa pro trabalho e do trabalho para casa, dormindo na frente da TV e, às vezes, na frente dos monitores da salinha de controle. Um dia sua monótona rotina sofre uma reviravolta: pelos monitores de vídeo, Jara assiste o gerente do supermercado dando um pito em uma empregada da limpeza que, sem querer, derruba uma pilha de rolos de papel higiênico; dando um zoom na imagem, Jara percebe a expressão constrangida da faxineira, quase chorando, mãos trêmulas; mas no que Jara mais presta atenção é o lindo rosto da jovem. Essa imagem fica na sua cabeça e ele se apaixona nesse mesmo instante pela garota. O rapaz passa então a seguir todos os passos dela: descobre o seu nome, Julia, roubando a ficha de identificação dela no arquivo do RH; segue-a até em casa, na lan house, no cinema, na loja de conveniência, sem jamais aparecer ou se apresentar. No início desse texto, falamos na vigilância secreta das câmeras: o que Jara faz é a mesma coisa - vê sem ser visto, segue sem ser notado, conhece sem ser conhecido. Julia segue sempre alheia a esse "assédio secreto" do vigilante. Mesmo quando ela encontra com outros rapazes, no trabalho ou não, Jara está ali, bem perto, observando e registrando tudo, como se ele mesmo fosse uma câmera de vigilância.
Assista ao trailer

GIGANTE (Gigante, 2009,Uruguai/Argentina/Alemanha-Espanha, 90 min; Direção Adrián Biniez; com Horacio Camandulle e Leonor Svarcas)

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