domingo, 14 de setembro de 2008

MOYA LYUBOV (MEU AMOR) DE ALEKSANDR PETROV

É um trabalho e tanto. O russo Aleksandr Petrov pintou a mão – literalmente – os mais de trinta mil frames dessa animação. Em vez de usar pincéis, Petrov desenhou com os dedos embebidos em tinta à óleo as imagens do curta-metragem “Meu Amor” (Moya Lyubov, no título original em russo) sobre placas de vidro que depois ele fotografava. Demorou três anos para finalizar o trabalho. O curta-metragem, com 26 minutos de duração, foi indicado ao Oscar em 2008 (Petrov já ganhara o prêmio dois anos antes, por sua belíssima adaptação do romance O Velho e o Mar de Ernest Hemingway) , e nos conta a história do jovem Anton, que tem 16 anos e todas as dúvidas e anseios e desejos dessa idade. Ele divide o coração entre a paixão por uma mulher mais velha, a misteriosa e voluptuosa Seraphima, e pela empregada da casa, Pasha, pobre e analfabeta, mas linda, pura, sensível e tão jovem como ele. São imagens oníricas, de uma beleza plástica impressionante – comparada às telas de Renoir e de Paul Cézanne–acompanhada por uma belíssima trilha sonora. O roteiro, adaptado da obra “Uma História de Amor” de Ivan Shmelyov, tem um quê de Turgueniev (lembra muito “O Primeiro Amor” ) e de outros romancistas russos.
Você pode assistir ao curta em três partes no Youtube (com legendas em inglês). A qualidade do vídeo não é lá essas coisas. Eu consegui baixar no formato de DVD no Emule e incorporei legendas em português.


Parte 1 (9min30s)



Parte 2 (9min26s)



Parte 3 (8min46s)

Um comentário:

  1. Amigo Olavo, quando chegar em casa verei pois fiquei bem curiosa e tudo que vc recomenda só pode ser bom. A pergunta que não quer calar: como a gente cura um coração ferido?

    ResponderExcluir