terça-feira, 23 de setembro de 2008

QUATRO NOITES DE UM SONHADOR


cartaz finlandês (!) da estréia de Quatre Nuits

É a mesma história recontada de outra maneira. Histórias de amor desiludido são, na verdade, todas iguais. De novo, temos um sonhador, que imagina ter encontrado, numa noite branca de inverno, a mulher de sua vida. Ela, como em Dostoiévski e Visconti, chora a saudade por aquele "outro qualquer", que um dia partiu com a vaga promessa de que um dia voltaria para levá-la dali, da sua vida oprimida, da sua existência privada de encantamento. Mais uma vez, o sonhador se compadece do drama da sua heroína; mais uma vez, ele se apaixona por ela e espera que o tal sujeito não apareça nunca, que seja apenas um fantasma, uma alucinação. Não estamos na São Petersburgo do século XIX e nem na Livorno dos anos 50, mas nas ruas de Paris dos anos 70. Os filmes de Robert Bresson e Luchino Visconti, o conto de Dostoiévski, a peça de Yara de Novaes (com a Débora Falabella)são, como eu falei, apenas maneiras diferentes de contar uma história. Talvez o jovem artista do longa de Bresson, o vagabundo da peça, o funcionário público (é o que eu imagino que ele seja) de Visconti sejam a mesma pessoa assim como a menina que se chama Nástenka, ou Marthe, ou Nastienka ou Natália ou seja lá que nome ela tenha. É o mesmo amor, é a mesma desilusão de ver o sonho de uma vida se desvanecendo na luz da manhã, depois de quatro noites de ilusão.

Quatro Noites de um Sonhador,Quatre Nuits d'un Rêveur; direçao por Robert Bresson França,1971,87 min. com Isabelle Weingarten, Guillaume des Forêts, Maurice Monnoyer, Lidia Biondi, Patrick Jouanné, Jérôme Massart, Giorgio Maulini

Vou postar mais tarde aqui os links para baixar Quatro Noites a partir do Rapidshare. A qualidade de som e imagem é sofrível, as legendas são em inglês, mas vale como registro histórico. Espero que alguma produtora nacional lance o DVD no Brasil...)
Conforme o prometido, eis os links (já falei que a qualidade é ruim, mas dá pra curtir...)

Download Links: Quatre Nuits D'un Rêveur
(aproximadamente 420Mb, no total)

http://rapidshare.com/files/34279507/RBresson-4nuits.part1.rar
http://rapidshare.com/files/34285487/RBresson-4nuits.part2.rar
http://rapidshare.com/files/34291426/RBresson-4nuits.part3.rar
http://rapidshare.com/files/34297192/RBresson-4nuits.part4.rar
http://rapidshare.com/files/34273444/RBresson-4nuits.part5.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário