segunda-feira, 23 de junho de 2008

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS




Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Estados Unidos, 2004, 108 min, direção por Michel Gondry, roteiro por Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth; com Jim Carrey, Kate Winslet, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson, Kirsten Dunst, Elijah Wood; Disponível em DVD)

A maioria das pessoas que eu conheço (pelo menos aquelas que se dizem "normais") costumam apagar os sinais das suas antigas relações afetivas, aquelas que "terminaram" por algum motivo. No começo, de fato, é tudo bonito naquele(a) que escolhemos dentre os(as) outros; mas, com o tempo, a gente vai descobrindo -conhecendo - melhor as pessoas. Daí, vêm as incongruências, as incompatibilidades, as picuinhas; são pequenas coisas, "detalhes tão pequenos de nós dois" que, no conjunto, podem levar o relacionamento todo para o brejo. Então, aquelas demonstrações cotidianas de afeto, representadas pelos bilhetes apressados, pelas longas cartas, pelas fotografias, pelos pequenos presentes, pelo papel de embrulhar o presente como se ele fosse uma relíquia histórica, todos os objetos que em conjunto contam o conto de um relacionamento, vão todos eles impiedosamente para a lata de lixo; como se o ato de se desfazer desses elementos físicos fosse deletar o que ficou gravado, fotografado e impresso no coração. Como se a memória afetiva não fosse nada mais que um disco rígido que pudesse ser simplesmente "formatado", ficando pronto para outra assim de uma hora para outra. Não é tão fácil assim: as nossas lembranças mais preciosas têm muito a ver com as pessoas que conhecemos e que amamos na vida, e o esquecimento - ou a tentativa de - nos fazem mais pobres como seres humanos. As experiências afetivas que vivemos, por mais traumáticas ou perturbadoras que possam ter sido, ou por mais sublimes que poderiam ser, são como nos diz o poeta Goethe: "Somos moldados e formados por aqueles a quem amamos"
Digo tudo isso para falar sobre este "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" que, a começar pelo longo título, versão literal do título original em inglês, Eternal Sunshine of the Spotless Mind, é um filme incomum pela proposta, também ela bastante original, pela direção competente de Michel Gondry e, sobretudo, pelo inteligentíssimo roteiro de Charlie Kaufman. Vamos aos fatos: Clementine Kruczynski(Kate Winslet)e Joel Barish (Jim Carrey, em um dos pápéis em que não precisou de suas famosas caretas) estão em crise. Clementine é elétrica, esfuziante, muito "dona do seu nariz". Uma de suas muitas manias é trocar a cor dos cabelos, às quais dá os nomes mais esquisitos. Já Joel é mais "na dele": é tímido, calado, introspectivo, totalmente o oposto da sua extrovertida namorada. Poderia ser como qualquer casal que você conhece e que um dia se separa ("termina"), salvo um senão: Clementine, além de tudo, abandonou Joel também no pensamento. Um famoso psiquiatra, o Dr. Howard Mierzwiak (Tom Wilkinson) inventou um método que literalmente "deleta" as lembranças amargas dos relacionamentos afetivos. O efeito colateral dessa técnica, no entanto, é apagar também a parte boa da história. Clementine aceita se submeter a esse procedimento e, de um dia para outro, Joel deixa de existir, ou melhor, parece nunca ter existido. Só que Joel, por acaso, descobre todo o esquema. Desesperado e desiludido, ele decide também se submeter à lavagem cerebral do Dr. Mierzwiak; afinal, se ela o esqueceu, porque ele também não a esquece? O que não se espera é que o "procedimento" falhe no meio. Mas é exatamente o que acontece. Joel percebe, no meio da viagem ao labirinto das suas lembranças, tentando se desfazer daquelas que lhe fizeram sofrer, para esquecer das brigas que não valiam a pena, das "acusações infantis e palavras mordazes" está deixando para trás também os momentos inesquecíveis, o som da voz de Clementine, o sorriso dela, aquelas loucuras e esquisitices, aqueles mesmos pequenos detalhes que faziam tanta diferença, que tornavam Clementine a pessoa mais linda do mundo. Ele se dá conta de que, se deixar para trás os bons e maus momentos, também pode abandonar a vida.

Assista ao videoclipe da canção original de "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" no Youtube:




"Everybody's Got To Learn Sometime"
Written by James Warren
Performed by Beck

Um comentário:

  1. Lindo demais da contaaaaaa, um filme para ver e rever. Eu não conhecia a trilha, já baixei e me apaixonei. Bjus

    ResponderExcluir