quarta-feira, 16 de julho de 2008

PUBLICIDADE RUIM

Olha só: eu não queria usar esse espaço, que deveria ser mais para eu falar de coisas boas e bonitas de que gosto, para reclamar e dar vazão às minhas ranzinzices. Até porque ultimamente eu não tenha sido tão ranzinza como de costume. Tenho estado até feliz e satisfeito como minha vidinha mais ou menos (mais para mais, graças a Deus). Mas eu não poderia deixar de comentar aqui algo que me irritou profundamente dia desses na televisão: o filme de uma operadora famosa de banda larga - não vou citar o nome. No comercial, o cara está num parque público falando das vantagens de um determinado plano de banda larga, de não sei quantos mega e tal e coisa, enquanto pessoas passeiam tranqüilamente no parque. No final, o apresentador anuncia: "Que caia um raio na minha cabeça se eu estiver mentindo". Nesse mesmo instante, cai mesmo um raio, só que não na cabeça do sujeito, mas de um ciclista lá atrás. Só se vê depois uma mancha preta no chão e os destroços da bicicleta. Ora veja: é preciso de tamanho mau gosto para anunciar um produto, é preciso ser nojento e asqueroso para promover um serviço ou uma mercadoria, para destacar-se num mercado de novidades iguais a preços populares? É necessário ser apelativo para ser pretensamente engraçado e "irreverente", para chamar a atenção do público alvo/consumidor/cliente? Não. O consumidor/cliente/público não precisa dessas aberrações. É possível apresentar um produto ou serviço sem recorrer à toda essa baixaria, toda essa falta de inteligência e de criatividade. Outro exemplo chocante, por falar em publicidade apelativa, é a campanha do Novo Gol que está no ar, com Giselle Bundchen e o brutamontes Sylvester Stallone. Num dos filmes, Stallone está, ao que parece, fugindo do assédio da imprensa no seu possante não-sei-quantos-ponto-zero Novo Gol, como se fosse um criminoso fugindo da polícia. Aí vale tudo: andar na contramão numa ponte, dar "cavalos-de-pau", ir a toda velocidade fechando os outros carros...num tempo em que tanta gente mata e morre no trânsito das nossas metrópoles, o filme do Novo Gol não deixa de ser um "ótimo" exemplo.

Um comentário:

  1. Sem contar que o comercial com o Stallone dublado e deformado... péssima escolha...Enfim, as propagandas de hoje estão umas verdadeiras porcarias amigo.

    ResponderExcluir